Procurar

4 cuidados a ter na criação de uma sociedade empresarial

4 cuidados a ter na criação de uma sociedade empresarial

sociedade empresarial

Ter um sócio pode levar-nos a passar de uma empresa pequena para uma empresa grande

O que não falta no mercado, são histórias de sociedades empresariais que correram mal, por isso é que há muitas pessoas que não gostam de ter sócios.

É muito importante termos consciência de que, quando temos um sócio, temos de lhe prestar contas. Principalmente se for um investidor que colocou o dinheiro e quer, obviamente, o seu retorno.

Ter um sócio pode levar-nos a passar de uma empresa pequena para uma empresa grande. Pode ser uma grande oportunidade de crescimento para a empresa porque esse sócio vai ter de entrar com capital que vai consequentemente permitir ganhar um novo fôlego para crescer.

Para além disso, por vezes, prestar contas a outras pessoas é um processo muito importante para a nossa própria responsabilização.

No entanto, todas as sociedades têm de ter uma coisa muito importante: controlo. A TAB – The Alternative Board decidiu então compilar 4 cuidados a ter na criação das sociedades empresariais:

– Avaliar o perfil dos sócios: são pessoas que vão fazer parte de um negócio, por isso não devemos escolher um sócio sem avaliar o seu perfil técnico, psicológico e comportamental, uma vez que é necessário procurar perfis que resultem em harmonia, para o bem-estar da empresa.

– Alinhar objetivos e metas: se isto não estiver alinhado, o conflito é praticamente inevitável e pode consequentemente levar a decepções de parte a parte e prejuízo para a empresa.

– Formalizar a sociedade: Este passo é feito através de um documento onde ficará escrito e assinado por todos os sócios as regras, direitos e responsabilidades de cada um. Todas as informações deverão estar explicitamente detalhadas, como por exemplo a divisão de lucros e prejuízos e o papel que cada um terá na empresa.

Clarificar toda a comunicação: Tendo em conta que a chave do sucesso de uma sociedade é a comunicação, tem de se estabelecer uma cultura de comunicação aberta e transparente entre os sócios, de modo a facilitar a resolução de problemas, promover a colaboração e reduzir a possibilidade de conflitos no futuro.

Em suma, a constituição de uma Sociedade requer a atenção a inúmeros detalhes, senão dificilmente vai ter um desfecho positivo.

Quer saber mais sobre a The Alternative Board e como podemos ajudar a gerir melhor o seu negócio? Torne-se membro! Clique Aqui

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem