Procurar

5 Estratégias criativas de team building para o seu negócio

5 Estratégias criativas de team building para o seu negócio

estratégias criativas

Por Rita Maria Nunes, Country Manager TAB Portugal

Caro empresário, não tenho dúvida que fez tudo o que estava ao seu alcance para recrutar para o seu negócio colaboradores com talento, produtivos e eficientes e que executam bem as suas tarefas individuais. Mas haverá o dia, ou já houve, em que devido a um contexto mais concreto, o trabalho de equipa seja uma necessidade não só urgente como essencial. E a pergunta que lhe coloco é: se isso acontecer, seja por bons ou maus motivos, os seus colaboradores estão aptos a unirem esforços e a darem as mãos?

E esta pergunta leva-me a colocar-lhe uma outra questão que, na verdade, nos leva a uma solução: por que é que as equipas e as formações de “team building” são tão importantes para a cultura da empresa? Esta é uma área que ajuda a implementar a confiança entre todos os colaboradores do negócio, promove competências de comunicação e resolução de problemas mais eficazes, aumenta o envolvimento e os esforços de retenção de uma empresa e promove características como a agilidade, a inovação e a pensamento criativo. E estas, garanto-lhe, são etapas relevantes que ajudam as pequenas empresas, e as suas equipas, a prosperarem.

Partilho consigo cinco estratégias criativas para que possa impulsionar a ligação dos elementos da equipa dentro da sua empresa:

1. Crie um painel de memória.

Neste exercício, os membros da equipa juntam imagens de atividades anteriores de formação e fixam-nas numa parede ou quadro do local de trabalho, onde normalmente se reúnem para sociabilizar. Os colaboradores também podem partilhar ali as suas expectativas para o ano seguinte, por exemplo. Esta é uma excelente forma de todos os membros da equipa se poderem conhecer melhor.

2. Agende um Dia do Voluntário.

O voluntariado em grupo, inserido na comunidade onde a empresa está sedeada, é outra atividade, testada e comprovada, com muito bons resultados no que a formação de equipas diz respeito. Tenha em atenção que para ajudar a garantir a participação dos trabalhadores, deve perguntar-lhes que tipos de causas são significativas para eles e que entidades gostariam de apoiar. Quanto mais envolvidos e emocionalmente interessados estiverem os membros da equipa, maior será a probabilidade de se inscreverem como voluntários.

3. Experimente os jogos de Escape Room.

Outra atividade divertida são as salas de fuga, jogos conhecidos como Escape Room. Tratam-se de desafios, em que os jogadores são colocados numa sala e têm de colaborar para encontrar pistas, completar tarefas e resolver uma variedade de enigmas. Os temas e os cenários podem variar, mas em geral, os membros participantes neste exercício têm de decifrar pistas e agir de acordo com as mesmas durante 45 a 60 minutos. Unir um grupo para resolver uma situação fictícia é uma ótima maneira de impulsionar a capacidade de a equipa trabalhar em conjunto por um período limitado de tempo.

4. Teste os conhecimentos da sua equipa.

Um concurso de perguntas virtual, com todo o tipo de curiosidades, é outra forma de fazer com que as pessoas se relacionem, especialmente aqueles que estão em teletrabalho. Esta abordagem incentiva o trabalho conjunto para responder a um desafio, apoia um raciocínio analítico e desenvolve a capacidade de resolver problemas. Ao planear esta ação, reúna uma série ampla de tópicos para o concurso. Por exemplo: uma mistura de temas como cultura pop, história, ciência, curiosidades sobre a empresa e conhecimento geral vai manter todos os participantes interessados e evitar que se torne algo monótono. Lembre-se que será útil ajustar o nível de dificuldade para que os participantes possam responder a umas perguntas fáceis e a outras mais complexas.

5. Divirta-se com uma caça ao tesouro.

Sendo bem planeada e executada, uma caça ao tesouro proporciona uma forma divertida de envolver os colaboradores, gerar espírito de equipa, competitividade e desejo de alcançar metas, tal como se fosse mais um dia no escritório, mas num mood mais divertido.

Quer se trate de uma caça a objetos no escritório, de um exercício em busca e identificação de algo, ou de uma procura por empresas, museus, livrarias e outros locais na zona, esta é uma forma eficaz de incentivar as pessoas a trabalharem juntas.

ATENÇÃO: É essencial que se realizem atividades que todos tenham, de algum modo, a oportunidade de participar. Ao organizar uma atividade de “team building”, tenha em consideração fatores como: limitações físicas dos trabalhadores e escolhas que podem inibir a participação de alguns membros (por exemplo, uma degustação de vinhos).

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem