Procurar

Encontrar o equilíbrio na vida de um empresário

Encontrar o equilíbrio na vida de um empresário

Dicas para conseguir um melhor equilíbrio

A vida de um empresário é feita de altos e baixos, causados pelos mais diversos motivos e, por isso, devemos sempre tentar encontrar o equilíbrio. Todos nos identificamos com estes sentimentos menos bons, mas não só são muito naturais como também são positivos (na intensidade certa) porque, sem essas preocupações, não vamos a lado nenhum. Sem as inseguranças que nos fazem querer ser melhores e mais fortes, não teríamos tanta motivação para trabalhar e chegar ao topo.

Mas não convém deixar que as inquietudes tomem conta de nós porque, no fim de contas, se passamos todo o nosso tempo demasiado preocupados com a nossa empresa, estamos rapidamente a caminhar em direção a um burnout e aí sim, podemos ter desafios mais complicados na gestão do negócio. Cuidarmos de nós é vital para uma mente sã e faz-nos melhores empresários. Não é um processo fácil, mas a determinação de um empresário também serve para aqui! A TAB Portugal deixa aqui algumas dicas para começar já a cuidar melhor de si.

Foco no que mais importa

Quando temos um negócio, sabemos logo que teremos de fazer alguns sacrifícios. São ossos do ofício, mas isso não significa que temos de deixar completamente de parte tudo o resto e focarmo-nos só no negócio. Sim, a empresa é importante, mas temos de guardar algum tempo para a família, para os amigos e até mesmo para nós próprios, para benefício de todos.

Jantares com a família, tardes de fim-de-semana com os amigos ou momentos relaxantes a ler um bom livro ou a ver aquela série que nos deixa acordados até tarde, tudo isto é importante para termos uma vida mais equilibrada.

Criar limites

Se há palavra que consegue descrever uma grande parte dos empresários é workaholic. É muito comum passarmos a maioria do nosso tempo focados na nossa empresa o que, por um lado, pode trazer bons resultados no início, mas, se continuarmos a trabalhar sem parar, começamos a perder a força e o nosso negócio pode sofrer com isso. Conseguir o equilíbrio é o mais importante, mas nunca o vamos conseguir se não criarmos limites connosco próprios.

Regras simples como impor um limite na hora a que saímos do escritório ou limitarmos o trabalho que despachamos durante o fim de semana, são pequenos mas excelentes primeiros passos para começar.

Comunidade de apoio

Uma rede de empresários pode ser uma grande ajuda a vários níveis. Para além de ser uma forma de pôr em prática as nossas capacidades de networking, estes grupos trazem um apoio que não encontramos em mais lado nenhum: o de outros empresários. Estarmos em contacto com outras pessoas que compreendem exatamente aquilo que é necessário para gerir um negócio, é um grande amparo quando passamos por momentos mais difíceis.

Encontrar um propósito

Tanto no nosso trabalho como na nossa vida pessoal, se não encontramos a nossa razão, um motivo pelo qual nos levantamos da cama, torna-se mais difícil sentirmo-nos realizados e reduz o risco de depressão. Para além dos benefícios para a nossa saúde mental, temos também uma vontade diferente de trabalhar que produz mais resultados e conseguimos superar desafios com maior confiança.

 

Quer saber mais sobre a The Alternative Board e como podemos ajudar a gerir melhor o seu negócio? Torne-se membro! Clique Aqui

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem