Num Board com… Tomás Delft

Num Board com… Tomás Delft

Tomás Delft, CEO da agência Delft, transformou a sua paixão pela arte e design numa agência de branding com impacto global. Com uma trajetória de 9 anos no setor, Tomás fundou a Delft para oferecer soluções de branding completas — da estratégia e análise de concorrência ao design e identidade visual.

Qual o sector de atividade da empresa, e o que desenvolvem? 

Desenvolvemos projetos de branding completos, abrangendo desde a definição de estratégias, análise de concorrência e posicionamento de mercado até o design da marca, criação de logotipo e identidade visual. Criamos marcas para empresas de todos os tamanhos e adaptamos a nossa equipa à dimensão do projeto, atendendo desde start-ups até grandes empresas. Não nos limitamos ao setor de atuação dos nossos clientes: já trabalhámos com marcas em diversos setores, incluindo restauração, hotelaria, finanças, tecnologia, educação, moda e produtos, e estamos prontos para abraçar qualquer novo desafio setorial.

Porque decidiste ser empresário?

Trabalho com marcas há 9 anos, tendo atuado em todas as frentes — desde o lado da agência, como art diretor e designer, até Head of Brand do lado do cliente. Com o tempo, surgiram clientes que me procuraram para desenvolver marcas, e a empresa foi-se estruturando de forma orgânica. Atualmente, estou focado na expansão para novos mercados, já com projetos realizados nos EUA e noutros continentes. O que sempre me moveu foram os desafios de criar marcas irreverentes e de sucesso, conhecer novos mercados e crescer profissionalmente, o que me levou a fundar a minha própria agência de branding estratégico e design.

Porque é que decidiste iniciar o percurso nesse setor?

Eu sempre fui artista, desde pequeno, adoro pintar e desenhar, entretanto a vida levou-me para o design e atualmente sou designer e artista, o que me levou a direcionar para esta área foi sempre a vertente criativa de ter ideias irreverentes que depois podem ser expressas em diferentes formatos. Dentro do design caminhei para o gráfico e comunicação, sempre foi a minha forma de me expressar e fui evoluindo para hoje ser especialista em criação de marcas diferentes e adaptadas a cada desafio único que negócio traz.

Quando ouviste falar da TAB pela primeira vez? 

Ouvi falar da TAB pela primeira vez em abril de 2024. Vi ali uma oportunidade de explorar novas metodologias e de integrar conceitos que alinhavam com o meu percurso e a minha visão criativa.

Qual o principal desafio que te levou a ser membro TAB? 

Quero conectar-me com mais empresários que me possam ajudar a crescer em áreas de negócio onde posso ter algumas lacunas. É importante trazer os meus desafios para a mesa e contar com diversas opiniões de empresários que já passaram por situações semelhantes, de modo a tomar decisões mais informadas. Neste momento, já consolidei o meu método de trabalho e a qualidade do meu portefólio de clientes. Por isso, estou a focar-me mais na área das vendas e acredito que a TAB pode ser um grande apoio para acrescentar valor nesse sentido e ajudar a fazer crescer o meu negócio.

Qual o principal ensinamento que aprendeste enquanto membro TAB? 

Diria que conversar com empresários abertos à partilha e aptos a receber críticas construtivas, incluindo-me a mim, cria uma estrutura para a evolução e aprendizagem. Estarmos fechados na nossa bolha de conhecimento e experiências pode afetar-nos no futuro, muitas vezes sem que nos apercebamos.

Daqui a 1 ano, como gostarias que estivesse o teu negócio? Ainda te vês como membro da TAB? 

Sim, pretendo continuar na TAB a ajudar e a ser ajudado. Reconheço que, em qualquer empresa, surgem sempre desafios e problemas a resolver. Pertencer a um board oferece a oportunidade de partilhar experiências e estratégias com outros empresários que, tal como eu, enfrentam questões semelhantes. Ter acesso a diversas opiniões e perspetivas não só enriquece o processo de tomada de decisões, mas também permite que aprendamos uns com os outros. Acredito que esta troca de ideias é fundamental para o crescimento e a inovação. Juntos, podemos identificar soluções mais eficazes e desenvolver abordagens que acrescentem valor não apenas às nossas empresas, mas também ao ecossistema empresarial como um todo. Estou entusiasmado com a possibilidade de continuar a colaborar com a TAB e de contribuir para um ambiente de aprendizagem contínua.

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Num Board com… Susana Pinto

Susana Garrett Pinto, fundadora da by THF, transformou a sua visão de impacto social numa empresa pioneira em Portugal. Com quase uma década dedicada ao

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem