Procurar

O que é preciso para aumentar o empenho e a produtividade dos funcionários?

O que é preciso para aumentar o empenho e a produtividade dos funcionários?

Atualmente, os líderes empresariais estão mais concentrados do que nunca em encontrar formas de promover o envolvimento e a produtividade dos colaboradores. Embora as circunstâncias se alterem de uma empresa para outra, alguns princípios-chave aplicam-se na maioria dos casos.

Um ponto de partida eficaz é analisar atentamente a forma como as coisas são feitas. A complexidade é está maior do que nunca (no que diz respeito às inovações tecnológicas, aos processos e aos produtos), pelo que é cada vez mais importante que as empresas façam tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar os colaboradores a realizarem o seu trabalho.

Os líderes empresariais têm de arranjar tempo para dar um passo atrás e avaliar a forma como as coisas são feitas na sua empresa. Ao avaliar o fluxo de trabalho e os processos, conseguirão compreender melhor as áreas operacionais e os seus obstáculos.



A TAB compilou uma lista de 5 medidas de ação a ter em conta:

– Analisar a qualidade do ambiente do local de trabalho: É provável que os funcionários sejam mais produtivos num ambiente de trabalho confortável e limpo. As empresas precisam de investir na manutenção de uma iluminação adequada, temperatura ambiente apropriada, utilização de cadeiras ergonómicas e incentivar os trabalhadores a praticar uma boa “higiene de escritório”, mantendo os postos de trabalho limpos e organizados.

– Comunicar expectativas aos funcionários: Normalmente, os funcionários trabalham melhor se tiverem uma compreensão clara do que se espera deles. As organizações precisam de se certificar de que os líderes contactam regularmente com os membros da equipa, tanto no escritório como fora dele, e que tratam de quaisquer dificuldades burocráticas que se coloquem no caminho da equipa.

– Combinar competências com tarefas: Isto deveria ser ser óbvio para todas as empresas, pois as pessoas têm um melhor desempenho quando as tarefas que lhes são atribuídas se desenvolvem a partir do seu conjunto de competências individuais.

– Definir objetivos e promover o crescimento dos colaboradores: Com objetivos bem definidos, os empregados podem avançar mais eficazmente para o tipo de produtividade que as empresas procuram. À medida que os objetivos são atingidos e a empresa avança, todas as oportunidades devem ser aproveitadas para realçar a forma como esses objetivos apoiam os planos de progressão na carreira dos funcionários.

– Reconhecer os colaboradores tem de ser uma parte da cultura empresarial: Uma maior produtividade resulta de um sentimento de orgulho e de valor que os colaboradores têm dentro da organização. É natural que as pessoas queiram ser reconhecidas pelo trabalho que fazem, especialmente se forem além das suas responsabilidades profissionais. As empresas têm de arranjar formas de reconhecer os colaboradores.


Ou seja, é sempre possível aumentar a produtividade e empenho dos trabalhadores, desde que esta continue a ser uma prioridade máxima da empresa.

Quer saber mais sobre a The Alternative Board e como podemos ajudar a gerir melhor o seu negócio? Torne-se membro! Clique Aqui!

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem