top of page

Três áreas estratégicas que podem melhorar o desempenho de um negócio

Foto do escritor: Rita Maria NunesRita Maria Nunes

Atualizado: 7 de fev.















Por Rita Maria Nunes, Country Manager TAB Portugal


O primeiro trimestre do ano é sempre um período em que os empresários têm grandes expectativas, definem metas mais ambiciosas e planeiam formas inovadoras de melhorar as suas empresas. Apesar das mudanças que ocorreram no cenário global e, em particular, em Portugal, ainda é tempo de traçar o rumo certo. A chave para o sucesso de um negócio é a melhoria contínua, e o maior erro que os empresários podem cometer é ficarem presos à mentalidade de "sempre fizemos assim", o que pode prejudicar o crescimento a longo prazo e a quota de mercado.


Cada vez mais, a inovação é essencial para o sucesso, e ela não se limita apenas aos avanços tecnológicos. Muitas vezes, a inovação está em como melhoramos a ligação com as nossas equipas e identificamos novas oportunidades para tornar o negócio mais próspero e sustentável. E, apesar de ser uma tendência, isso não exige o uso de inteligência artificial!

Refiro-me a uma estratégia inteligente, proativa e prática para o crescimento do negócio, que vai além de apenas tentar vender mais que a concorrência. Trata-se de discutir estratégias que tornam os negócios mais resilientes, preparados para antecipar desafios e posicionados para o futuro.


Aqui estão três implementações de alto impacto que podes aplicar ao teu negócio:


1. Lançar um Programa de Desenvolvimento de Liderança


O desenvolvimento de capacidades de liderança é uma das melhores estratégias para garantir o sucesso a longo prazo. Um programa bem implementado pode ajudar a identificar e cultivar talento, criando líderes competentes dentro da organização. Além disso, liberta o proprietário da empresa da necessidade de estar sempre presente, pois existem líderes qualificados para manter o negócio a funcionar na sua ausência. Isso permite, inclusive, que o proprietário tire férias ou que o negócio continue funcionando durante uma possível passagem de testemunho. Os programas de desenvolvimento de liderança bem-sucedidos começam por identificar os desafios específicos do negócio e depois criam planos claros que envolvem e motivam a equipa de liderança, focando na visão e nos comportamentos necessários para o sucesso.


2. Aproveitar um Conselho Consultivo de Pares


Muitos empresários não frequentaram escolas de gestão e, por isso, enfrentam o desafio de reinventar a roda ao gerir as suas empresas. Embora possam ser especialistas nas suas áreas, sabem que gerir e fazer crescer um negócio envolve muito mais, como estratégias de vendas, recursos humanos e experiência operacional. Num mercado tão competitivo, não têm tempo para esperar que a experiência se construa ao longo dos anos. Por isso, muitos recorrem a conselhos consultivos compostos por outros empresários, onde partilham desafios e soluções baseadas em experiências reais. Os resultados são claros: empresários com um conselho consultivo viram um crescimento de 44% ao longo de um estudo de quatro anos, comparado com 25% para aqueles que não têm um.


3. Comprometer-se a Administrar um Negócio Melhor


A melhoria contínua é, talvez, o maior fator para o sucesso empresarial. A mentalidade de querer fazer melhor está presente em alguns dos líderes mais inovadores do mundo, como Jeff Bezos, Elon Musk, Sheryl Sandberg e Tim Cook. Estes líderes não apenas olham para o futuro, mas também aprendem com os erros do passado e estão sempre em busca de oportunidades para melhorar o desempenho. Ao longo deste ano e dos seguintes, a disposição para se superar e fazer mais e melhor será a chave para uma estratégia vencedora.

Comments


bottom of page