Tesouros Escondidos: Descobrir Oportunidades Inesperadas em Tempos de Incerteza Económica

Tesouros Escondidos: Descobrir Oportunidades Inesperadas em Tempos de Incerteza Económica

Como proprietário de um negócio, poucas coisas são tão certas quanto a incerteza económica e as flutuações de mercado. É por isso que empresários inteligentes dedicam tempo e recursos a criar planos abrangentes de gestão de risco. Preparar o teu negócio para o futuro não significa apenas resistir a uma crise económica, caso esta surja, mas sim dar um passo além na gestão de risco e tirar partido de alguns destes desafios. Uma economia deprimida pode, na verdade, proporcionar oportunidades inesperadas para pensadores inovadores, que podem não existir em tempos mais estáveis.

Embora ganhar vantagem numa economia deprimida possa parecer retórico ou até irrealista, muitos empresários conseguem fazê-lo. Clica aqui para ler como um Membro do TAB fortaleceu o seu negócio contra crises económicas. A chave para implementar táticas inovadoras de gestão de risco é antecipar alguns dos desafios comuns que os empresários enfrentam em tempos difíceis e reverter a narrativa de como esses desafios se desenrolam no teu próprio negócio.

Abaixo estão cinco oportunidades potenciais que podes aproveitar a teu favor durante uma crise económica ou períodos de volatilidade no mercado:

  1. Maior Acesso a Talentos de Excelência
    Apesar de ser sempre desanimador ler sobre despedimentos em massa ou congelamentos de contratações, estes eventos oferecem uma grande oferta de candidatos experientes – talvez até de topo – a que dificilmente terias acesso em tempos mais estáveis. As quebras de mercado podem ser a oportunidade perfeita para atrair e contratar talentos de primeira linha, que poderão posicionar o teu negócio para crescer no futuro.
  2. Tempo para Inovação
    Ser criativo durante desafios económicos não deve limitar-se ao que o teu negócio precisa para enfrentar a crise atual (ainda que isso seja claramente importante). Considera usar a desaceleração das operações para redirecionar os teus recursos para o desenvolvimento de novos produtos, estratégias de expansão de mercado ou outras fontes de receita inovadoras.
  3. Conexão com os teus Clientes
    Os anos da pandemia demonstraram o imenso valor da lealdade dos clientes. Em muitos casos, a diferença entre afundar ou resistir foi o vínculo criado entre as empresas e os seus principais clientes. Programas de fidelidade são formas fantásticas de mostrar aos teus clientes o quanto a tua empresa os valoriza, em tempos bons e maus. Considera oferecer opções de pagamento flexíveis, descontos acumuláveis ou outras recompensas pelo apoio contínuo.
  4. Considera Parcerias Estratégicas
    Um número surpreendente de empresas encontrou formas criativas de fazer parcerias durante a pandemia. Por exemplo, restaurantes fechados fizeram parcerias com produtores para oferecer soluções de entrega farm-to-table. Ginásios estabeleceram alianças com apps de fitness para manter os clientes ativos e envolvidos. Empresas de entregas colaboraram com diversos tipos de negócios. Pensa nos tipos de alianças e parcerias estratégicas que fazem sentido para o teu negócio e clientes e começa a construir essas relações agora.
  5. Destaca-te com o Marketing
    O marketing e a publicidade durante crises económicas tendem a gerar um retorno sobre o investimento mais forte devido à diminuição dos custos, a um menor número de concorrentes dispostos a investir em publicidade e a clientes frustrados em busca de soluções. Embora a tua reação imediata a uma crise económica possa ser reduzir o orçamento de marketing, se for viável, pensa duas vezes antes de o fazer.

É importante sublinhar a relevância de construir reservas de caixa no teu negócio quando os tempos são favoráveis. Ter essa almofada financeira oferece-te substancialmente mais opções criativas caso o mercado sofra uma quebra.

Ninguém está a prever uma recessão iminente, mas haverá sempre algum tipo de volatilidade no mercado no horizonte. Compreender antecipadamente as dinâmicas comuns que podem afetar o teu negócio e o dos teus concorrentes permitir-te-á estar muito mais bem preparado, não só para enfrentar os desafios, mas também para aproveitá-los a teu favor.

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Num Board com… Susana Pinto

Susana Garrett Pinto, fundadora da by THF, transformou a sua visão de impacto social numa empresa pioneira em Portugal. Com quase uma década dedicada ao

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem