Por Rita Maria Nunes, Country Manager TAB Portugal
Sou networker por natureza e tenho a certeza que quanto mais networking faço, e mais negócios conheço, mais aprendo. Defendo que a capacidade de desenvolver esta competência de expandir a nossa rede profissional, de modo estratégico, está intrinsecamente ligada a uma maior probabilidade de, enquanto líderes e empresários, termos ainda mais sucesso. É o networking estratégico que nos permite aprender muito sobre novos modelos de negócio, inovações tecnológicas, estratégias de marketing e até abordagens diferentes para resolver problemas antigos e que, posteriormente, poderemos adaptar aos nossos próprios negócios.
Mas os benefícios não se ficam por aqui. A prática de networking estratégico é também uma porta de entrada para potenciais oportunidades de crescimento e colaboração, desenvolvimento de novos leads de vendas e novas perspetivas sobre o próprio setor de atividade em que estamos inseridos.
E como se consegue, de modo prático, levar a cabo um networking a este nível? Estes cinco passos vão certamente ser úteis:
- Tenha sempre um objetivo.
Está à procura de novos clientes? Quer saber mais sobre as tendências e oportunidades do setor? Ou pretende simplesmente alargar o leque de contactos a que pode recorrer no futuro? Seja qual for o objetivo, certifique-se que adaptou o seu foco de networking para que se alinhem com as suas metas pessoais e profissionais.
- Aprimore as competências interpessoais.
Por vezes, o networking falha devido à falta de envolvimento percebido dos participantes. Ou seja, e como refere a agência Ivy Exec, “só se pode manter um bom networking se formos acessíveis e tivermos um bom relacionamento com os outros”. Lembre-se que quando participar no próximo evento de networking deve perguntar às pessoas que ali conhecer sobre os seus próprios projetos e preocupações de negócio. Dê feedback construtivo e não evite pessoas que discordam de si, é importante que esteja aberto a críticas. Os líderes empresariais que se destacam na empatia e na escuta ativa estão frequentemente entre os mais bem-sucedidos no networking.
- Experimente falar em público.
Como CEO, empresário ou proprietário de uma empresa não tenho dúvida que é um especialista na sua área e muitas pessoas, provavelmente, poderiam beneficiar das suas partilhas num evento do setor. Considere, por exemplo, voluntariar-se para se dirigir a uma audiência de colegas. Não só ajudará a conectar-se com outras pessoas, mas também poderá aumentar o reconhecimento da sua marca e até palestrar e intervir em eventos futuros. A cada apresentação pública, as suas capacidades de falar e comunicar vão melhorar e terão um maior impacto no seu público.
- Mantenha contacto com influenciadores digitais.
As redes sociais desempenham um papel indissociável das operações comerciais e de marketing, pelo que é importante ter uma ideia dos influenciadores digitais que, dentro dos temas e áreas que abordam, se podem aproximar mais da sua atividade. Pode identificar esses potenciais parceiros sobretudo no LinkedIn e outras plataformas como podcasts, por exemplo.
Assim que tiver esse grupo de pessoas identificado, “comece a acompanhar as suas publicações, a interagir com o seu conteúdo e a partilhar os seus próprios pontos de vista”, aconselha a AdvisoryCloud. Tenha em atenção que networking não significa apenas conhecer o maior número de pessoas possível, mas também construir relações significativas com as pessoas certas.
- Fazer o devido acompanhamento.
Como sabemos, a consistência é algo fundamental e, no que ao networking estratégico diz respeito, também se aplica. Isto é: não terá grandes resultados se não der continuidade ao acompanhamento destes novos contactos. Depois de conhecer pessoas que considera mais-valias para a sua rede, poderá telefonar ou enviar uma mensagem de texto para marcar um encontro informal ou uma conversa sobre temas de interesse mútuo. Também se pode tornar “amigo” nas plataformas de redes sociais e adicionar um comentário ou pensamento amigável de vez em quando. Conhecer estas pessoas ajuda a alargar a rede de contactos, e muito provavelmente, levará a conquistar novos contactos mais tarde. O networking estratégico exige tempo e esforço, mas o potencial desta ferramenta é recompensador – porque alarga a sua capacidade de influência e permite uma maior aprendizagem com os outros – pode melhorar significativamente a sua posição na comunidade.