top of page

Team building para equipas em teletrabalho? Claro que sim!

Foto do escritor: Rita Maria NunesRita Maria Nunes

Atualizado: 6 de fev.















Por Rita Maria Nunes, Country Manager TAB Portugal


O objetivo é fortalecer o vínculo entre colegas de trabalho, uma prática amplamente reconhecida e incentivada no ambiente empresarial, com várias iniciativas para alcançá-lo. E qual será o papel do “team building” para quem está em teletrabalho? Na verdade, é igualmente importante e possível fazê-lo também com os colaboradores que estão em trabalho remoto.


Para além de perderem as habituais conversas entre colegas de escritório e até alguns eventos mais sociais – como comer uma fatia de bolo no aniversário de algum colega e outras experiências que acontecem no local físico de trabalho – quem está em teletrabalho tem pouca ou nenhuma interação com a maior parte dos colegas.


Para evitar a falta de sentimento de pertença à equipa e até mesmo uma sensação de isolamento, deixo-te quatro dicas que, de uma forma prática, ajudam a criar um maior envolvimento destes com o restante grupo de trabalho.


  1. Café. Conversa informal pré/pós reunião. O bom e o mau da semana.


Começa por coisas simples. Por exemplo, escolhe um ou dois dias da semana para que se juntem por vídeo para conversarem enquanto tomam café. Isto permite que as pessoas possam criar momentos de descontração juntos e criar uma maior ligação.


E ainda numa fase inicial, dedica mais algum tempo para, antes ou depois de uma reunião de trabalho, falar com os colaboradores. Conversa descontraidamente com quem chegar mais cedo à videoconferência e, como aconselha a Harvard Business Review, “deixa a ligação aberta para que a equipa possa continuar a conversar assim que terminarem as tarefas da agenda da reunião”.


Lembra-te que até pequenas ações, como pedir a todos que partilhem algo positivo e negativo da semana, podem tornar-se um hábito que gera laços entre a equipa de teletrabalho.


  1. Exercícios para “quebrar o gelo”.


Como acontece em qualquer reunião de equipa, podes também incluir ações de “quebra-gelo” em reuniões online. Deixo-te um exemplo prático: dedica os primeiros 10-15 minutos da reunião a perguntas mais casuais. Permite que todos os participantes possam intervir e dar respostas, num processo rápido e dinâmico que estreita os laços. Claro que deves escolher temas inofensivos, brincadeiras ou assuntos que não envolvam trabalho! Certifica-te de que é um momento leve e divertido e que os trabalhadores remotos se possam conhecer melhor.


  1. Aprender enquanto se come.


Outra abordagem – que está testada e comprovada! – para estreitar relações entre colegas é conhecida como “come e aprende”. Tanto em presença física como virtual, este pode ser um tipo de evento que combina formação com refeições fornecidas pela empresa.


Vamos a um exemplo prático de como se poderia organizar? Utiliza um serviço de entrega de comida online, no qual os trabalhadores podem escolher o que desejam para o almoço. Escolhidos os menus, começa a sessão, que nunca deverá durar mais de uma hora, e, muito importante, os temas abordados não têm de ser necessariamente de trabalho!


Os tópicos de conversa podem variar desde saúde e bem-estar – ou outros temas de interesse do grupo – até ao aperfeiçoamento de competências interpessoais. Acima de tudo, para otimizar esta experiência, é importante manter os pontos de discussão interessantes e relevantes.


  1. Incentiva os membros em teletrabalho a partilharem.


Há uns dias, e a propósito deste tema, li um artigo na Forbes que recomenda que os trabalhadores em teletrabalho podem ser convidados para uma chamada em grupo para participarem em ações de envolvimento e estreitamento de laços – e até os animais de estimação podem ser incluídos!


Estamos a falar, por exemplo, de um concurso de fotos dos animais de estimação mais giros. Cada membro da equipa envia uma foto do seu animal, que depois são mostradas na reunião virtual, sendo aberta a votação para escolher a foto vencedora.


Mais uma sugestão? Convida os colaboradores remotos a fazerem uma lista de cinco objetivos que desejam atingir no futuro e, depois, pede-lhes que combinem objetivos comuns entre si e desafia-os a concretizar as metas que traçaram nesta lista de desejos partilhados.

Em suma, com simplicidade, criatividade e conhecimento do perfil e das especificidades destes recursos humanos, há várias maneiras de fortalecer os laços entre colaboradores remotos e os colegas que estão no local de trabalho. E, muito importante também, certifica-te de demonstrar à equipa as contribuições específicas de todos, incluindo os que estão em teletrabalho, para um determinado projeto ou até mesmo para o negócio no geral.

Comments


bottom of page