Artigo de Opinião: O imperativo do planeamento estratégico no alinhamento de equipas

Artigo de Opinião: O imperativo do planeamento estratégico no alinhamento de equipas

Um plano estratégico não pode ser apenas um conjunto de meras intenções, mas sim um guião a seguir pelos empresários e respetiva equipa. Deve ser delineado de forma a ultrapassar desafios e a identificar oportunidades, mas ser também um impulsionador interno. Tem de ser pormenorizado e robusto, mas flexível e adaptável, sendo capaz de responder à imprevisibilidade dos negócios. E, acima de tudo, que seja capaz de manter toda a equipa de trabalho genuinamente envolvida, alinhada e focada na ação.

Para conseguir chegar a esse ponto ótimo, sejamos honestos, há uma série de desafios a enfrentar. Muitos empresários queixam-se de que fazem inúmeras reuniões de equipa, mas que estas, em várias situações, não têm resultados efetivos. Os planos até são feitos, mas não são executados. Em paralelo, reportam casos em que, se não estiverem envolvidos na operação, nada acontece. Como se chega, então, ao tão desejado alinhamento estratégico que seja capaz de ouvir as suas pessoas e fazê-las sentir capacidade de pertença e uma vontade verdadeira de o colocar em prática?

Sabemos bem das dores e das dificuldades que as PME, e os seus líderes, enfrentam no terreno. Acompanhamos mais de 25 mil empresários em cinco continentes. E a pensar nestas necessidades específicas, criámos na The Alternative Board (TAB) um programa de desenvolvimento estratégico especificamente para pequenas e médias empresas: o StratPro. Este permite que os empresários passem a ter um facilitador externo a mediar as reuniões de trabalho com as suas equipas e a implementar uma dinâmica de organização da comunicação e da informação das pessoas e da sua empresa.

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem