Procurar

Está a precisar de aumentar a motivação dos seus funcionários? Siga estas 3 dicas!

Está a precisar de aumentar a motivação dos seus funcionários? Siga estas 3 dicas!

motivação dos funcionários

A motivação dos funcionários tem um enorme impacto no sucesso global das empresas. Quando estão satisfeitos, empenhados e a ter bons resultados, são mais produtivos, têm menos probabilidades de faltar ao trabalho por doença e são muito menos propensos a abandonar o emprego.

Nestes temas, todos os dados quantitativos são importantes para compreender a motivação dos trabalhadores e a dinâmica do bem-estar no local de trabalho. Muitos empresários avaliam erradamente a motivação dos seus funcionários, com base num sentimento ou numa sensação geral de bem-estar e satisfação da equipa, o que é frequentemente um erro. Sem qualquer tática de medição, acreditar que os colaboradores estão felizes e que a cultura da empresa está a prosperar é apenas um palpite. E ninguém quer gerir e desenvolver uma empresa de sucesso com base apenas num palpite.

Por isso, dar prioridade ao bem-estar no local de trabalho e à motivação dos funcionários é apenas uma atitude inteligente. A TAB compilou algumas abordagens práticas que os gestores de empresas podem começar a pôr em prática:


– Lançar um programa de reconhecimento para os funcionários: É da natureza humana, as pessoas gostam de ser reconhecidas por um trabalho bem feito. Os programas de reconhecimento oferecem uma série de benefícios. Celebram os funcionários de alto desempenho, enquanto estabelecem uma fasquia para os outros. Também demonstram o empenho de uma empresa não só no seu próprio sucesso, mas também no de toda a equipa. Os programas de reconhecimento podem assumir muitas formas, mas devem ser implementados em toda a organização, em vez de se limitarem apenas à equipa de vendas.

– Dar prioridade ao bem-estar no local de trabalho e à saúde mental: De acordo com os investigadores, até 90% dos trabalhadores afirmam que o stress no local de trabalho afetou a sua saúde mental. Mas como é que se mede a saúde mental nas empresas? Para avaliar os níveis de stress e a saúde mental geral, os gestores devem considerar a possibilidade de realizar um inquérito de bem-estar ou de incluir perguntas sobre saúde mental num inquérito mais abrangente, como um inquérito de satisfação dos trabalhadores. Especialmente em setores de elevado stress ou cargos repetitivos, as empresas precisam de promover a ligação entre os funcionários e oferecer tempo de inatividade ou saídas emocionais para além das pausas obrigatórias.

– Organizar atividades de teambuilding: A forma como os funcionários se sentem em relação aos colegas de trabalho está diretamente relacionada com a satisfação no local de trabalho. Mas a ligação pode, por vezes, ser ilusória mesmo para equipas de dimensão modesta. Para aumentar as conexões entre colegas, as empresas precisam de criar e implementar atividades que promovam o envolvimento, o trabalho em equipa e a construção de relações. Pensar em almoços de equipa mensais e certificar-se de que todos os colaboradores são convidados. Se for uma equipa que está maioritariamente em teletrabalho, em locais diferentes, o melhor é considerar a possibilidade de agendar uma hora de convívio virtual mensal através de videochamada. Não são só os aniversários das empresas que contam, os aniversários dos funcionários também devem ser celebrados. Os valores de comunidade e envolvimento são fundamentais na cultura e visão das empresas.

Uma motivação positiva dos funcionários é tão relevante para o sucesso da empresa como qualquer outro fator empresarial. Ao tomar medidas agora – e sempre – para promover um ambiente feliz, saudável e enriquecedor, as empresas posicionam-se como um local onde as equipas querem trabalhar e prosperar.

Quer saber mais sobre a The Alternative Board e como podemos ajudar a gerir melhor o seu negócio? Torne-se membro! Clique Aqui!

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem