Uma cultura empresarial estagnada, a falta de reconhecimento e desenvolvimento profissional, os processos de seleção longos e complicados e os salários e benefícios não competitivos podem estar na origem do problema.
A sua empresa já se encontrou numa situação em que parece impossível encontrar candidatos talentosos para preencher as vagas disponíveis? Se sim, acredite, não está sozinho. Recrutar os melhores profissionais não é uma tarefa fácil, e muitas vezes, a culpa pode estar na própria empresa.
Assim como nos relacionamentos amorosos, no mundo corporativo, também enfrentamos o famoso dilema do “não és tu, sou eu”. Quando os candidatos qualificados são escassos e as vagas permanecem em aberto, é hora de refletir sobre o que pode estar a afastá-los da oferta da sua empresa.
Há várias possibilidades, uma delas é uma cultura empresarial estagnada. Se tem uma empresa que não investe na cultura, tornando-a vibrante e inclusiva, isto pode afastar talentos, pois os profissionais de hoje valorizam a diversidade, a inovação e a flexibilidade. A cultura tem de evoluir.
Outro dos problemas que pode estar a afastar os candidatos da sua empresa é a falta de reconhecimento e desenvolvimento profissional. Uma das coisas que os candidatos gostam de perceber antes de entrar numa empresa é se têm espaço para crescer e para ter formação contínua. Empresas atrativas apresentam investimento em formação das equipas e reconhecem as suas conquistas.
Para além dos dois aspetos acima mencionados, algo nada sexy e que afasta completamente os candidatos são os processos de seleção longos e complicados, que desmotivam os melhores candidatos e, por vezes, os fazem procurar por vagas que não apresentem processos de recrutamento tão duradouros.
Por fim, é importante mencionar os salários e benefícios não competitivos. Se a sua empresa ignora o fator financeiro e não se adapta ao panorama económico, os melhores candidatos vão rapidamente procurar organizações que o façam.
Deste modo, a TAB – The Alternative Board recomenda, caso a sua empresa esteja a passar por dificuldades no recrutamento, a olhar para cada um destes aspetos e fazer as mudanças necessárias para se tornar mais sexy. E lembre-se: assim como nos relacionamentos amorosos, a atração não é apenas algo superficial. Está enraizada na cultura, na forma como as equipas são tratadas e na visão de futuro da empresa.
Portanto, não tenha medo de ser ousado e fazer as mudanças necessárias para se tornar a empresa de sonho para os melhores talentos do mercado.