Procurar

Como é que a oferta de formação e desenvolvimento de competências pode ajudar na retenção de talento?

Como é que a oferta de formação e desenvolvimento de competências pode ajudar na retenção de talento?

O funcionário ideal é aquele que trabalha arduamente, age por iniciativa própria, procura que a sua equipa seja de alta qualidade e deseja poder ver crescer a sua carreira. Se uma empresa tem funcionários que se enquadram nesta descrição, tem de saber que são pessoas que gostariam de ter novas oportunidades para aprender e desenvolver competências.

Como já referimos anteriormente, os funcionários que veem um potencial percurso profissional ascendente nas empresas onde trabalham têm mais probabilidades de se sentirem empenhados do que aqueles que veem o seu trabalho como estagnado. É por isso que é tão importante patrocinar ativamente aulas e webinars internos e externos, adaptados aos funcionários que pretendem aperfeiçoar e expandir o seu conjunto de competências.

Deste modo, a TAB compilou uma lista com as principais razões para promover a aprendizagem e o desenvolvimento nas organizações:



– O trabalho deve ter significado para cada funcionário: Os empregadores que registam uma taxa de rotatividade elevada podem não estar a comunicar a importância da contribuição individual de cada funcionário para o crescimento.

– A aprendizagem beneficia as pessoas com aspirações de liderança: Um funcionário que tenha participado em programas de aprendizagem adaptados à sua função pode também ter o tipo de potencial de liderança de que as empresas necessitam. É preciso analisar os funcionários mais promissores. Quem entre eles é um candidato digno de ser preparado para ser um futuro líder? Quem pode ser treinado para “pensar como um Diretor Executivo” e, assim, ajudar a empresa a crescer? É também uma boa ideia olhar mais atentamente para os candidatos a emprego e para o próprio potencial de crescimento da empresa. Com esta análise, será mais fácil determinar quem contratar e perceber como os candidatos melhor se encaixam no futuro da empresa.

– Os gestores têm de apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento dos trabalhadores: Os diretores e supervisores devem estar de acordo com a aprendizagem dos trabalhadores, para que este processo seja verdadeiramente aceite na cultura da empresa. Com o seu incentivo, os funcionários estarão mais inclinados a fazer o esforço extra necessário para se tornarem melhores nas suas funções.

– A aprendizagem e o desenvolvimento devem ser atividades contínuas: Organizar um evento de aprendizagem único não vai levar a empresa longe em termos de crescimento contínuo dos funcionários. É importante estabelecer um programa de formação para toda a empresa onde os indivíduos se possam envolver, dependendo das circunstâncias específicas. A existência de um programa também serve para atrair futuros candidatos a emprego.

– A aprendizagem dos trabalhadores beneficia a empresa: Se imaginarmos uma força de trabalho atualizada com as mais recentes competências e conhecimentos necessários para promover o crescimento futuro, não consideramos que é incentivo suficiente para começar a desenvolver esforços de aprendizagem e desenvolvimento? Uma equipa de colaboradores altamente qualificados e motivados é certamente uma das principais vantagens competitivas em praticamente qualquer setor.\


A oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver carreira através da formação é uma poderosa ferramenta de recrutamento e retenção. Os candidatos a emprego vão analisar a empresa com mais pormenor se virem um compromisso com a formação integrado na sua cultura.

Quer saber mais sobre a The Alternative Board e como podemos ajudar a gerir melhor o seu negócio? Torne-se membro! Clique Aqui!

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem