Procurar

4 elementos-chave para construir uma marca

4 elementos-chave para construir uma marca

Como descobrir identidade que distingue a nossa empresa

Desengane-se quem pensa que construir e gerir uma marca é trabalho que fica despachado num dia, com um só plano, e também não é só coisa de marca grande! No fundo, o branding é uma forma simples para descrever todas as ações que moldam a imagem do nosso negócio, ou seja, a base pela qual todos os nossos movimentos como empresa são geridos.

A nossa imagem é quem nós somos e, por isso, devemos todos ter a preocupação de a gerir da forma mais adequada e que nos trás mais benefícios. A TAB Portugal partilha os 4 elementos mais importantes para construir uma marca forte.

Como queremos ser reconhecidos?

Antes de tudo, mesmo enquanto ainda estamos a planear o nosso negócios, convém deixar bem definida a personalidade da nossa marca. Num mundo em que, cada vez mais, as marcas são vistas como entidades vivas com quem nos podemos conectar emocionalmente, é importante decidirmos quem vamos ser para a comunidade à nossa volta.

Queremos ser uma marca divertida, como as marcas de fast food americanas que usam as redes sociais com humor e mantém-se a par de todas as tendências da internet? Será que faz mais sentido ter um tom mais sério e requintado? Cada negócio pede coisas diferentes e cabe-nos a nós o trabalho de avaliar e escolher o melhor caminho.

A marca e as suas ações têm de bater certo umas com as outras

Por muito que custe acreditar, branding não é só arranjar um logótipo apelativo e seguir com a nossa vida. É um trabalho contínuo, cujos princípios devem estar bem assentes em todos os aspetos do negócio. Quem somos e os nossos valores têm obrigatoriamente de se refletir tanto no marketing e na comunicação, como também nas operações e no ambiente de trabalho. Por exemplo, se passamos a imagem de que somos uma marca sustentável, seria hipócrita não fazermos o mínimo para termos comportamentos eco-friendly no local de trabalho, e mensagens desonestas acabam sempre por ser descobertas. 

Comunicar! Comunicar! Comunicar!

De que nos serve ter uma marca muito bem trabalhada, se ninguém sabe quem somos? A comunicação é de extrema importância, pois só assim conseguimos pôr a nossa marca nas bocas do mundo e aproximarmo-nos dos nossos potenciais clientes. Ninguém compra um produto ou um serviço que não sabe que existe.

No entanto, é importante comunicar com critério e com as mensagens certas. Para uma marca o “falem bem ou falem mal, desde que falem” raramente funciona e uma crise de imagem pode levar a nossa clientela toda para a concorrência, fazendo-nos passar por sérios problemas financeiros. 

Lealdade à marca

Uma marca sólida, com características bem definidas e que se mantém fiel e consistente à sua imagem ao longo dos anos, tem mais hipóteses de criar ligações com os consumidores, pela familiaridade e lealdade que vai construindo. Esta consistência tem de estar em tudo, pois qualquer mudança que vá contra a marca pode levantar algumas questões.

 

Quer saber mais sobre a The Alternative Board e como podemos ajudar a gerir melhor o seu negócio? Torne-se membro! Clique Aqui

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem