Guia rápido para uma gestão eficaz do stress

O stress é parte integrante de muitas ocupações (bombeiro, neurocirurgião, lançador da Liga Principal de Beisebol) mas é certamente um elemento chave na vida de CEOs e líderes empresariais. Aqueles com mais sucesso que se confrontam com o stress estão profundamente conscientes dos seus “gatilhos de stress” pessoais e de como estes desencadeiam fator na forma como lideram.

O resto de nós, sujeitos ao stress diariamente, pode usar toda a ajuda que podemos obter numa gestão eficaz do stress. Aqui estão algumas dicas valiosas a considerar:

Nunca se esqueça do que está a fazer bem.

O stress muitas vezes cresce da sensação irritante de que as coisas não estão a correr bem ou que não está a fazer tudo o que pode para resolver uma situação. Por outro lado, o stress pode ser tratado de forma mais eficaz “lembrando-se das coisas que estão a correr bem“, nota o Entrepreneur. Tente escrever uma lista de “todas as suas realizações e quaisquer pequenos marcos de negócios que tenha alcançado”, em seguida, coloque esta lista “em algum lugar em que possa facilmente vê-lo, como na sua mesa ou na parede.”

Em momentos de stress, faça uma pausa e olhe para a sua lista de realizações. Oferecerá uma perspectiva maior e fará com que se sinta melhor no processo.

Não negligencie cuidar de si mesmo.

Os CEO e os empresários têm tanto em que pensar (e ficam stressados) que por vezes negligenciam o cuidado com o seu recurso mais precioso. O stress já é bastante difícil em circunstâncias normais, mas pode sentir-se intransponível quando não se sente a 100%. Lembre-se do básico:

  • Coma saudável.
  • Mantenha-se hidratado.
  • Faça exercício sempre que puder (mesmo que seja apenas uma caminhada rápida).
  • Durma o suficiente.

Sem o autocuidado adequado, o stress pode tornar-se esmagador.

Deixe o perfeccionismo de lado.

Se é do tipo que insiste na perfeição no local de trabalho, está a criar stress desnecessário para si e para os outros. Obcecado “com todos os resultados possíveis de uma ação ou avaliação interminável das suas opções leva à paralisia da análise e a uma espiral de stress”, nota o Small Business Daily. Em vez disso, enumere todos os prós e contras de um determinado desafio, e depois “durma sobre ele se possível para que o seu instinto tenha tempo para processar as opções.” Depois disso, uma decisão deve ser mais fácil de tomar, com menos stress envolvido.

Não adie férias ou, pelo menos, breves momentos longe do local de trabalho.

Como já vimos anteriormente, é imperativo que os CEO e os empresários evitem “enviar o sinal errado (isto é, nunca deixar de trabalhar) incentivando ativamente os colaboradores a utilizarem o seu PTO e tempo de férias” para descontrair. Bem, o mesmo princípio de aplica-se aos responsáveis. Sem qualquer tempo razoável longe do local de trabalho, enfrenta o mesmo potencial para se queimar e não estar à altura da enorme tarefa de gerir um negócio.

Delegue responsabilidades-chave aos membros da equipa de confiança e encontre uma maneira de fazer uma pausa do trabalho num ambiente diferente. Verá que faz uma enorme diferença na sua vida!

Construa ligações mais fortes com os seus pares.

Muito stress vem da sensação de que, não importa o que aconteça, “está solitário no topo.” A boa notícia é que isto não é verdade! Os grupos de pares CEOs e conselhos consultivos de negócios existem precisamente por esta razão: demonstrar que os líderes empresariais não estão sozinhos, e que podem colher enormes benefícios de fazer parte de um grupo de indivíduos de alto nível que partilham os mesmos desafios e recompensas da liderança.

Destas organizações, o The Alternative Board (TAB) está entre os mais bem sucedidos, com membros em grupos de pares em todo o mundo. Saiba mais sobre como a adesão à TAB pode ajudar a reduzir o stress que sente e ouvir em primeira mão os membros da TAB sobre o valor que receberam (tanto a nível profissional como pessoal) através da sua participação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *