1. Contabilidade organizada pode salvar vidas
Ter um bom contabilista, que saiba navegar as turbulentas águas dos impostos, do IVA e da Segurança Social, deve ser a sua primeira preocupação assim que abrir a empresa. Mas mesmo um bom contabilista não faz milagres se não organizar as suas faturas e controlar os seus gastos. O ideal é aconselhar-se com quem sabe e alinhar-se com o seu contabilista, para evitar sustos, declarações mal preenchidas ou documentação não entregue, porque as multas são elevadas e (especialmente no início) podem ser um grande rombo no orçamento.
2. Os clientes demoram a pagar
Regra geral, quanto maiores as empresas, mais tempo demoram a pagar! Seja a 30, 60 ou a 90 dias, saiba desde início quanto tempo vai demorar a receber e organize as suas contas nesse sentido, especialmente se o serviço que presta exige investimento em matérias-primas, compras em fornecedores, etc. É assustadoramente comum a quantidade de empresários que não conseguem fazer face às despesas num determinado mês, tendo milhares de euros a receber de clientes a quem já prestaram o serviço.
3. Não é só a quem vende, mas também a quem compra
Os bons negócios fazem-se (também) de bons fornecedores. Diz a sabedoria popular que “o barato sai caro” e se se está a tentar estabelecer no mercado com serviços de qualidade, devia ser uma das suas máximas. Mesmo que não tenha responsabilidade sobre um erro de um fornecedor, a má qualidade de um material ou os atrasos na entrega de um produto, pode ser o suficiente para perder um cliente.
4. É essencial ter um plano de marketing
Para que os clientes vão ter consigo é essencial que, em primeiro lugar, saibam que exista e confiar no “boca-a-boca” pode ser perigoso, porque nem sempre arranca à velocidade que desejávamos. É essencial perceber onde está o seu cliente e como lhe pode chegar, dentro das suas possibilidades financeiras. O ideal é, sempre que o orçamento o permita, recorrer a profissionais especializados, mas se não for possível, online encontra vários tutoriais que o podem ajudar a melhorar a forma como comunica nas redes sociais, por exemplo, ou até procurar grupos de networking que o ponham em contacto com potenciais parceiros e/ou clientes, para ajudar a fazer descolar o seu negócio.
5. Há períodos maus – Preparar e adaptar é essencial
Todo os negócios têm bons e maus momentos. Principalmente nos negócios sazonais, há períodos do ano em que vai reduzir (ou não ter) a faturação e o negócio deve estar estruturado para essa realidade. Mas mesmo nos negócios que não dependem de estes fatores, há períodos bons e maus, podendo um novo concorrente, o aumento dos seus custos de produção ou a menor disponibilidade do seu público-alvo para recorrer aos seus serviços, fazê-lo passar um mau bocado. É essencial ter sempre um plano de contingência e saber adaptar-se às novas realidades, reinventando-se se necessário for.
6. Muitas noites mal dormidas
Ser empreendedor não é um mar de rosas. Prepare-se para muitas noites mal dormidas, muitos jantares de família e saídas de amigos perdidas e fins-de-semana passados a trabalhar. Por mais que tentemos separar, vai-se refletir na dinâmica familiar e/ou na nossa vida social. Tenha a certeza que está pronto a dar este passo e que todos os que lhe são próximos estão preparados para os sacrifícios.
Há um conjunto de decisões, além de riscos e oportunidades a ter em conta antes de avançar com um negócio próprio. Com estas dicas de fácil entendimento pretendemos ajudar a estruturar tudo o que é necessário antes de tomar a decisão e avançar.
Feita por empresários, para empresários, a The Alternative Board ajudou já 25 mil empresários em todo o Mundo ao longo de 32 anos, com um modelo comprovado de entreajuda e troca de experiências, contribuindo para que os seus membros alcancem os seus objetivos e ultrapassem os desafios que têm nas suas empresas.
I’m extremjely impressed with you writing skills andd
also with the layout on your weblog. Is this a ppaid themne
oor ddid you modify itt yourself? Eithrr wayy keepp up the excellpent qulity writing, it
iis rare too see a nicee blog like this onee nowadays.
I savour, result in I discovered juist wwhat I was takin a loook for.
You’ve enxed my four day lengthy hunt! God Bless yyou man. Have
a great day. Bye
Good post. I learn something totally new and challenging
onn websites I stumbleupon everyday. It’s alsays interesting to rwad through coontent from other authors and use a little soomething from
other web sites.
I am an investor of gate io, I have consulted a lot of information, I hope to upgrade my investment strategy with a new model. Your article creation ideas have given me a lot of inspiration, but I still have some doubts. I wonder if you can help me? Thanks.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/pl/register?ref=IJFGOAID
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/fr/register?ref=IJFGOAID
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/tr/register?ref=V3MG69RO
Wow, amazing blog layout! Hoow long have you been blogging for?
you make bloggin look easy. Thhe overall look of ylur site is great, as well as thhe content!
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://www.binance.com/pl/register?ref=V2H9AFPY