Procurar

Dicas para alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal

Dicas para alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal

Entre CEOs e líderes empresariais, a procura do melhor equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional dura há anos. Só recentemente a importância crucial deste equilíbrio se tornou cristalina para todos. Sem um equilíbrio adequado, os líderes empresariais enfrentam exaustão, burnouts e até riscos para o seu bem-estar físico.
 
Essencialmente, o equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional “é o estado de equilíbrio em que uma pessoa prioriza igualmente as exigências da sua carreira e as exigências da sua vida pessoal”, nota o Business News Daily. O objetivo é “mais ter a flexibilidade para fazer as coisas na sua vida profissional, enquanto ainda tem tempo e energia para desfrutar da sua vida pessoal”.
 
Um grande objetivo? Talvez sim. Mas há muitas formas de influenciar esse equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal e torná-lo mais favorável à sua própria situação. Eis como:

Aponte para a simplicidade.

O trabalho que faz é complexo e composto por muitas partes móveis. Ao mesmo tempo, pode estar inadvertidamente a dificultar mais as coisas a si próprio do que elas têm de ser.
 
Como o Manager Up sugere, é uma boa ideia “livrar-se das coisas de que não precisa” na sua vida profissional. Quando algo não está a “cumprir o resultado final, ou muda as coisas para que isso mude, ou livra-se dela.” O mesmo princípio aplica-se à sua vida pessoal.

Diga “não” ao perfeccionismo.

Uma obsessão em acertar todos os elementos num projecto-chave, arriscando assim a sua conclusão por um prazo pré-determinado, é um grande disruptor do equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional.
 
“Trabalhar num projeto ou iniciativa até pensar que é ‘perfeito’ é um luxo demorado que não pode pagar.” A abordagem mais estratégica é “fazer o melhor que puder e depois seguir em frente, em oposição a ajustes intermináveis e suar todos os pequenos detalhes”.

Delegar!

A maioria dos líderes empresariais está consciente da necessidade de delegação. Quando atribui tarefas a outros indivíduos talentosos da sua equipa, tira-se coisas do seu prato que, de outra forma, poderiam desviar-se de um equilíbrio bem-sucedido entre a vida profissional e a vida pessoal. Quando outros estão a ter tarefas importantes, o seu horário é mais flexível, com mais oportunidade de tirar férias do trabalho e recarregar baterias com a família e amigos.
 
De acordo com a CEO Today Magazine, a delegação ajuda “a equipa de liderança sénior a desenvolver-se e também [permite] que deixe de ir e garanta que o negócio funciona sem problemas” na sua ausência. Os líderes empresariais mais eficazes criaram “condições para que uma empresa funcionasse sem problemas, quer estejam no escritório, ou não”.

Junte-se a um grupo de pares.

Num cenário em que os líderes empresariais e os seus pares se reúnem para se ajudarem mutuamente, os membros aprendem sobre formas de melhorar o seu equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Como um inquérito da TAB indicou, centenas de empresários questionados sobre o seu equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal indicaram que “aqueles que usam conselhos consultivos de pares reportaram maior satisfação com o seu tempo dentro e fora do trabalho”.
 
Os membros da TAB descobriram que eram menos propensos a negligenciar as suas famílias ou a si mesmos quando faziam parte de um grupo de pares que os responsabilizava por procurarem um melhor equilíbrio nas suas vidas.

Quer saber mais sobre a The Alternative Board e como podemos ajudar a gerir melhor o seu negócio? Torne-se membro! Clique Aqui

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem