Isto NÃO é o negócio do teu pai

Isto NÃO é o negócio do teu pai

não é negócio do pai

O sucesso já não se mede apenas pelas margens de lucro e pelo domínio do mercado.

Os líderes empresariais atuais pouco se parecem com os chefes de antigamente. A liderança empresarial evoluiu significativamente nos últimos 50 anos, em grande parte devido a mudanças na tecnologia e nos valores sociais. Os proprietários de empresas, que na década de 1970 eram maioritariamente homens de meia-idade, tinham tendência para gerir as suas empresas com uma abordagem de liderança de pirâmide. Este estilo de gestão autocrático caracterizava-se por uma cadeia de liderança dominante, um poder limitado dos trabalhadores e uma transparência quase inexistente. Embora talvez fosse um procedimento operacional normal naquela altura, atualmente esta dinâmica parece pesada, desmotivante e talvez até contraproducente.

De facto, a gestão de empresas é hoje notavelmente diferente do que era para os nossos pais e foram muitas as influências que contribuíram para essa evolução da liderança. O aumento das pequenas empresas, o “boom” tecnológico e as mudanças culturais significativas desempenharam um papel importante nos avanços da liderança empresarial moderna.

Eis uma retrospetiva de algumas das normas de liderança empresarial do passado e a sua comparação com os estilos atuais de gestão de empresas.

Liderança Autoritária vs Liderança Descentralizada

Antigamente, as hierarquias rígidas sufocavam a inovação e a agilidade, limitando a participação dos funcionários. Agora, vemos uma liderança descentralizada, que promove colaboração, autonomia e satisfação da equipa. Os líderes modernos veem-se como pessoas que “servem” os funcionários, priorizando o envolvimento, a empatia e o bem-estar.

Liderança rígida vs liderança adaptável

No passado, muitos líderes resistiam à mudança, prejudicando a inovação. A liderança adaptativa de hoje abraça tendências emergentes, como evidenciado pela pandemia, onde os líderes responderam de forma eficaz às perturbações do mercado. Uma liderança movida por regras rígidas já não tem espaço na liderança moderna.

Comunicação Limitada vs Transparência

Nos anos 70, a comunicação era formal e hierárquica. Agora, a comunicação aberta e transparente é essencial para culturas empresariais saudáveis. Os líderes usam diversas ferramentas para compartilhar informações e conectar-se com as suas equipas de maneira acessível e envolvente.

Irresponsabilidade empresarial vs apoio comunitário e sustentabilidade

Hoje, os líderes empresariais preocupam-se mais com o meio ambiente e a comunidade. Muitos incorporam causas sociais e ambientais nas suas missões e estratégias de negócios. O sucesso não é apenas medido por lucro, mas pelo compromisso com o bem-estar, crescimento e valores compartilhados.

À medida que a dinâmica da liderança empresarial continua a evoluir muito para além do que os nossos pais alguma vez poderiam ter imaginado, torna-se cada vez mais evidente que o sucesso já não se mede apenas pelas margens de lucro e pelo domínio do mercado, mas por um compromisso genuíno com o bem-estar, o crescimento e os valores partilhados por toda a equipa e pelas comunidades que servem. Por isso, não… estas NÃO são as empresas dos nossos pais!

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Num Board com… Ricardo Abrantes

Ricardo Abrantes é o CEO da LaserNet, uma empresa de IT (Tecnologias de Informação) especializada em oferecer soluções tecnológicas ajustadas às necessidades das empresas. Desde

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem