Procurar

Num Board com…Soraia Lopes

Num Board com…Soraia Lopes

num board com soraia lopes

A Soraia é sócia-gerente da NumerAprimorado, um gabinete de contabilidade em Setúbal. Membro TAB desde janeiro de 2023, integra o PT Founders Board em Lisboa. Nesta entrevista vais ficar a conhecer melhor a Soraia empresária e como a TAB tem sido uma mais valia para o seu negócio.

Qual o sector de atividade da empresa, e o que desenvolvem?

Somos uma empresa de contabilidade, localizada em Setúbal, que tem como visão o suporte e apoio à gestão de PME. Trabalhamos com clientes desde a Lourinhã ao Algarve.

Porque decidiste ser empresária?

Na verdade, eu queria ser tudo menos empresária. Formei-me em Educação de Infância e vivia com grande paixão a minha profissão. A minha família tinha uma empresa de contabilidade e houve a necessidade de dar apoio e suporte. Foi aí que descobri a minha segunda paixão: a contabilidade.

A empresa sempre teve uma base familiar, já vinha desde os tempos do meu avô, e com a minha evolução natural fui ascendendo até me tornar sócia-gerente, e por consequência empresária.

Porque é que decidiste iniciar o percurso nesse setor?

Aquilo que eu gosto verdadeiramente é a gestão de pessoas, por isso decidi seguir a área da educação inicialmente.

Apesar de sempre ter dito que contabilidade não era para mim, porque queria fugir do percurso obvio que já vinha há duas gerações na minha família, acabei por perceber que contabilidade é muito mais sobre pessoas do que sobre números.

Os números só fazem sentido se forem enquadrados em sonhos e objetivos. Conhecendo as pessoas podemos utilizar os números para definir caminhos mais seguros e significativos.

Quando ouviste falar da TAB pela primeira vez?

Vi uma publicação no Instagram sobre o conceito do TAB Board e pensei que isso podia fazer a diferença no posicionamento da NUMERAPRIMORADO. Fui acompanhando durante algumas semanas as publicações até decidir solicitar mais informações.

Qual o principal desafio que te levou a ser membro TAB?

Recentemente o negócio familiar passou por uma separação. Optámos por dividir a carteira de clientes e seguir caminhos diferentes. Apoiei a minha mãe na decisão e juntei-me a ela neste novo projeto. Com a abertura da nossa empresa foi necessário assumirmos papeis na organização relativamente aos quais não nos sentíamos inteiramente seguras. Estávamos à procura do nosso espaço enquanto empresa, mas também enquanto empresárias em todas as suas vertentes, e isso não é fácil. Foi por isso que me juntei à TAB: para crescer e evoluir como empresária.

Qual o principal ensinamento que aprendeste enquanto membro TAB?

PLANIFICAR & PARTILHAR. 

Para mim estas duas palavras resumem a minha experiência na TAB. O pensar o negócio, planear a curto, médio e longo prazo é fundamental para perceber onde estamos e para onde queremos ir. E neste campo o facilitador TAB é uma peça fulcral pois questiona, exige, desafia. Obriga a avançar.

Por outro lado, a partilha nos BOARDS é única. Um conjunto de pessoas que se junta para crescer em conjunto, sem subterfúgios, sem filtros. Com o conhecimento que vamos adquirindo dos outros membros a participação vai sendo cada vez mais incisiva, o que por vezes torna a dinâmica tensa, mas muito produtiva.

Daqui a 1 ano, como gostarias que estivesse o teu negócio? Ainda te vês como membro da TAB?

O nosso principal objetivo é continuar na dinâmica de crescimento sustentado que temos conseguido até aqui. Os desafios vão continuar a surgir nos próximos 12 meses como daqui por 12 anos, é por isso necessário continuar a pensar neles e no negócio de uma forma integrada e consciente e a TAB tem sido a melhor parceira para tal.

Posts Relacionados

Pesquisa

Posts mais Recentes

Categorias

Partilhar

Enviar Mensagem